domingo, 29 de abril de 2007

Números irracionais interessantes

Na história da matemática foram surgindo algumas grandezas curiosas que utilizamos com muita frequência no estudo da matemática e não só.

Vejamos algumas:

Representa o número equivalente à razão entre a circunferência e o diâmetro de um círculo, ou seja, pi (3,1415926...).
Representa em economia, taxa de inflação.
Essa letra, em maiúscula, representa um produtório (várias multiplicações em ordem, podendo representar uma progressão geométrica).

(Número de ouro)

Número de Ouro é uma constante real algébrica irracional, que há muito tempo é empregado na arte. Também é chamado de: razão áurea, razão de ouro, divina proporção, proporção em extrema razão, divisão de extrema razão.
Na história da arte renascentista a perfeição da beleza em quadros foi bastante explorada com base nesta constante. A Mona Lisa de Leonardo da Vinci utiliza o número áureo nas relações entre seu tronco e cabeça, e também entre os elementos do rosto.


Rectângulo Dourado

Proporção áurea em rectângulos
Trata-se do rectângulo no qual a proporção entre o comprimento e a largura é aproximadamente o número Phi, ou seja, 1,618.

Os Egípcios utilizaram o número de ouro nas suas construções. Por exemplo, cada bloco da pirâmide era 1,618 vezes maior que o bloco do nível a cima. As câmaras no interior das pirâmides também seguiam essa proporção, de forma que os comprimentos das salas são 1,618 vezes maior que as larguras.



(constante neperiana)

Na matemática , número de Euler , assim chamado em homenagem ao matemático suíço Leonhard Euler, é a base dos logaritmos naturais. As variantes do nome do número incluem: número de Napier, constante de Néper, número neperiano, constante matemática e número exponencial, etc. A primeira referência à constante foi publicada em 1618 na tabela de um apêndice de um trabalho sobre logaritmos de John Napier. A primeira indicação da constante foi descoberta por Jakob Bernoulli, quando tentava encontrar um valor para a seguinte expressão (muito comum no cálculo de juros compostos):


e vale aproximadamente 2,718 281 828 459 045.
O número também pode ser escrito como a soma da série infinita:



1 comentário:

Guakjas disse...

olá passei pelo seu blog e decidi colocar isto

O NUMERO 142 857
este numero para voces pode parecer estranho mas é bastante engraçado, ora reparem: 142 857 vezes 2 é igual a 285 714, 142 857 vezes 3 é igual a 428 571 e etc bom voces viram isto e axaram : "nao é nada de especial" mas eu insito ora reparem nos resultados com olhos de ver ??? ja tá ????? chegaram la????? bom quem nao chegou eu explico olha reparem no produto da 1ª multiplicação????? é 285 714 e se repararem tem os mesmos algarismos de 142 857 e agora reparem no produto da 2ª multiplicação????? é 428 571 e se reparem tem de novo os mesmos algarismos de 142 857!!!!!!!!!! É SUPeR FASCINATE O MUNDO DA MATEMÁTICA NÉ!!!!!!!!!!!!!!!!
Beijinhos
passe por
http://joaobragancan.wordpress.com